21.2.09

Passando sede

...no Deserto das Comunicações, Bandeira consultou o guru Un*x para saber qual o servidor de correio electrónico mais indicado para si.

“O da Netcabo falha-me; o do Kanguru recusa-se a aceitar correio se eu estiver ligado por outro fornecedor que não a Optimus; e agora as mulheres desprezam-me”, lamentou-se, cofiando a longa barba que não tinha.

O guru Un*x reflectiu durante algum tempo, entretendo-se a fazer estalar parasitas do couro cabeludo entre as unhas dos polegares. Então fez girar a cadeirinha de rodas cerca de trinta graus na direcção do suplicante e disse:

“Gmail.”

Bandeira olhou o guru Un*x com surpresa. “Mas à Netcabo e à Optimus eu pago uma quantia mensal de não pouca monta”, disse.

A isto respondeu o guru: “Um dia também pagarás o Gmail – apenas não sabes onde ou como.”

Bandeira compreendeu e curvou-se em sinal de reverência. Pisando latas de Coca-Cola, copos de café em plástico, caixas de pizza em decomposição e edições antigas da Dr. Dobbs, recuou até à porta do Templo dos Servidores; abriu o seu portátil; criou uma conta no Google Mail; e informou os três frequentadores do seu blogue que o endereço a utilizar passa a ser o que consta no canto superior direito.